Uso da dexametasona em pacientes com Covid

    Dexametasona e covid

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o uso da substância dexametasona, um corticosteroide, pode salvar vidas de pacientes com COVID-19 em estado crítico, de acordo com resultados iniciais dos ensaios clínicos vindos do Reino Unido.

    Segundo a instituição, até o momento, os resultados preliminares foram positivos e o tratamento com dexametasona demonstrou-se eficaz na redução da mortalidade em cerca de um terço para pacientes em ventilação mecânica e em cerca de um quinto para pacientes que requerem apenas oxigênio,ou seja, para pacientes com COVID 19 em estado mais grave.

    Sobre a substância, a dexametasona classificada como um esteroide utilizado para reduzir a inflamação em uma variedade de condições, incluindo distúrbios inflamatórios e certos tipos de câncer.

    Em relação a estas pesquisas e experiências envolvendo o coronavírus, vale ressaltar que no Brasil várias articulações também vem sendo feitas, como por exemplo nas instituições como USP e Fapesp. Estas instituições criaram um repositório de informações clínicas para auxiliarem no desenvolvimento de pesquisas sobre o Covid 19, com uma plataforma que conta com dados de 75 mil pacientes, 1,6 milhão de exames e 6,5 mil dados de desfecho;

    Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/usp-e-fapesp-criam-repositorio-de-informacoes-clinicas-para-subsidiar-pesquisas-sobre-covid-19/ e https://www.paho.org/bra/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *