Pular para o conteúdo

Uso da dexametasona em pacientes com Covid

Dexametasona e covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o uso da substância dexametasona, um corticosteroide, pode salvar vidas de pacientes com COVID-19 em estado crítico, de acordo com resultados iniciais dos ensaios clínicos vindos do Reino Unido.

Segundo a instituição, até o momento, os resultados preliminares foram positivos e o tratamento com dexametasona demonstrou-se eficaz na redução da mortalidade em cerca de um terço para pacientes em ventilação mecânica e em cerca de um quinto para pacientes que requerem apenas oxigênio,ou seja, para pacientes com COVID 19 em estado mais grave.

Sobre a substância, a dexametasona classificada como um esteroide utilizado para reduzir a inflamação em uma variedade de condições, incluindo distúrbios inflamatórios e certos tipos de câncer.

Em relação a estas pesquisas e experiências envolvendo o coronavírus, vale ressaltar que no Brasil várias articulações também vem sendo feitas, como por exemplo nas instituições como USP e Fapesp. Estas instituições criaram um repositório de informações clínicas para auxiliarem no desenvolvimento de pesquisas sobre o Covid 19, com uma plataforma que conta com dados de 75 mil pacientes, 1,6 milhão de exames e 6,5 mil dados de desfecho;

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/usp-e-fapesp-criam-repositorio-de-informacoes-clinicas-para-subsidiar-pesquisas-sobre-covid-19/ e https://www.paho.org/bra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.