Pular para o conteúdo

Vacina da dengue Dengvaxia e Anvisa

Vacina da Dengue e Anvisa

Vacina da dengue Dengvaxia e Anvisa

A Anvisa divulgou na semana passada em seu site que a vacina da dengue, a Dengvaxia do laboratório Sanofi Aventis Farmacêutica, vai sofrer alterações na bula, em virtude de um estudo monitorado realizado nos últimos anos.

Quem pode tomar a vacina da dengue?

As alterações relacionadas ao Dengvaxia são relacionadas a sua indicação e contraindicação:

  • Alteração da indicação da Dengvaxia, restringindo seu uso para indivíduos soropositivos (quem já teve dengue) que moram em área endêmicas.
  • Inclusão no texto da definição mais clara para área endêmica, que serão considerados os locais onde 70% das pessoas ou já tiveram contato com o vírus (70% de soroprevalência ou mais).
  • Inclusão da contraindicação de uso da vacina em indivíduos que nunca tiveram dengue (soronegativos).

 

O que é a Dengue

A dengue é uma doença febril aguda, presente na lista nacional de notificação, que pode apresentar um amplo espectro clínico: a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada e uma pequena parte progride para doença grave.

A doença é causada por um vírus RNA, arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. Até o ano de 2016, são conhecidos 4 sorotipos: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4.

A principal forma de transmissão se dá pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes. No país, o A. aegypti encontra-se disseminado em todos os estados, e o A. albopictus também foi identificado em um grande número de municípios.

 

 

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *