Pular para o conteúdo

Coronavírus: emergência de saúde pública

Coronavírus

Coronavírus

O Coronavírus está atingindo grandes proporções mundiais. Atualmente, há casos em 19 países, com transmissão entre humanos na China, Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos.

Diante deste panorama, a Organização Mundial da Saúde declarou nesta quinta-feira (30), em Genebra, na Suíça, que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional e que desde o momento em que foi informado do surto, vem trabalhando com autoridades e especialistas chineses de todo o mundo para obter mais informações sobre o vírus, seus efeitos sobre as pessoas infectadas, seu tratamento e as medidas que podem ser tomadas.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde está monitorando e atualizando as informações sobre casos suspeitos no Brasil. É importante destacar que, até o momento, não há confirmação de casos no país.

A Anvisa também integra o Centro de Operações de Emergência (COE) –Coronavírus, tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil, a fim de responder a eventuais ocorrências de forma unificada e imediata. 

A orientação segue para pessoas que tiverem febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias após viagem para a China procure atendimento médico.

Para os serviços de saúde, a Anvisa publicou uma nota técnica com orientações e medidas de prevenção e controle que deem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A nota técnica orienta quanto ao uso das precauções, limpeza e desinfecção de superfícies, processamento de roupas e de produtos para a saúde, entre outros. Acesse a nota técnica sobre o coronavírus aqui.

Fonte: anvisa.org.br

1 comentário em “Coronavírus: emergência de saúde pública”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *