Pular para o conteúdo

Nova vacina da dengue

Dengue no Brasil

Segundo o guia de vigilância em saúde, a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar um amplo espectro clínico, variando de casos assintomáticos a graves. No curso da doença – em geral debilitante e autolimitada –, a maioria dos pacientes apresenta evolução clínica benigna e se recupera. No entanto, uma parte pode evoluir para formas graves, inclusive óbitos.

No Brasil, temos uma alta incidência da doença, sendo o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região. Para a Organização Mundial da Saúde, de janeiro a junho de 2023, os casos já superam o total de casos do ano passado; Brasil lidera o ranking com 2,3 milhões de ocorrências da doença e 769 mortes; dengue se expande no mundo e já é endêmica em mais de 100 países. 

Vacina da dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina de vírus vivo atenuado, de formulação tetravalente contra a dengue, produzida pelo laboratório japonês Takeda, QDENGA® para a prevenção da
dengue causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus, recomendada para indivíduos de 4 a 60 anos de idade. A administração é por via subcutânea na dosagem de 0,5 ml em regime de duas doses (0 e 3 meses), podendo ser feita em indivíduos independentemente da exposição anterior à dengue. O imunizante Qdenga está em avaliação pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). 

Há ainda a vacina Dengvaxia© (Sanofi) – Recomendada no esquema de três doses (0, 6 e 12 meses) para crianças, adolescentes e adultos – de 6 anos até no máximo 45 anos de idade – que já tiveram infecção prévia confirmada pelo vírus da dengue (soropositivos).

É importante ressaltar que ambas as vacinas são contraindicadas para gestantes, mulheres que amamentam e imunocomprometidos. A vacina da dengue deve chegar ao Sistema Único de Saúde no próximo ano.

Fonte: ANVISA e Sociedade Brasileira de Pediatria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.