Escala prevenção de lesão por pressão

    Escalas lesão por pressão

    Escalas de prevenção de lesão por pressão: Braden e Norton

    As escalas de prevenção de lesão por pressão são ferramentas importantes na prevenção e avaliação de risco destes agravo, possibilitando a equipe de Enfermagem mobilizar um cuidado de qualidade para estes pacientes. A aplicabilidade se estende a todos que necessitam e possuem este risco em potencial. Destacamos aqui pacientes idosos, pacientes críticos como aqueles encontrados nas Unidades de Terapia intensiva, pacientes acamados, entre outros.

    A prevenção de lesão por pressão é uma das 6 metas propostas no movimento de Segurança do Paciente. Neste artigo abordaremos alguns aspectos importantes sobre as diferenças das escalas de Braden e Norton.

    Escala de Braden: avaliação e pontuação

    A escala de Braden é uma das mais utilizadas no dia a dia da Enfermagem. A avaliação do paciente é baseada em 6 parâmetros: Sensorial, Atividade, Mobilidade, Umidade, Nutrição e Fricção ou cisalhamento (veja a escala completa aqui). Quanto menor o escore pontuado, maior risco de lesão por pressão. Esta escala fornece subsídios para a identificação e elaboração do diagnóstico de enfermagem de risco da integridade da pele, e com ações assertivas pode-se reduzir a incidência dessas lesões. É importante ressaltar ainda que através de protocolos institucionais podemos determinar a periodicidade da aplicação da escala e reavaliações destes pacientes.

    Escala de Norton: avaliação e pontuação

    A escala de Norton foi uma das primeiras escalas de avaliação de lesão por pressão. Diferente da escala de Braden, a avaliação na escala de Norton é baseada em 5 parâmetros: Condição física, Nível de consciência, Atividade, Mobilidade e Incontinência, com pontuação de 1 a 4. Quanto menor o escore maior risco de lesão de pressão. Esta escala não prevê a questão da fricção e cisalhamento, forças e resistências que interferem na pele.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *