Pular para o conteúdo

Fundamentos para o Serviço de Supervisão de Enfermagem

Supervisão em enfermagem

O que é a Supervisão de Enfermagem

A supervisão de enfermagem é a atividade de orientação, com foco no desenvolvimento técnico e humano das pessoas, cabendo ao enfermeiro o desenvolvimento de seus supervisionados.

A base da supervisão passa pelo planejamento, a execução e a avaliação do trabalhado, pensando sempre na sua melhoria e crescimento da equipe, observando pontos positivos e negativos do serviço. Este processo deve ser incorporado em qualquer ambiente de trabalho, pois somos seres passíveis a erros e tendenciosos à inércia, porém com possibilidade real de modificação.

Esta atividade está respaldada pelo Decreto de Lei 94.406/87 que regulamenta a Lei 7.498/86 do Exercício Profissional da Enfermagem, citando no artigo 13º do Decreto que as atividades nos artigos 10º e 11º, relacionadas ao técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem somente poderão ser desenvolvidas sob supervisão do enfermeiro. Já a Resolução COFEN Nº 311/2007 reforça em seu artigo 69º como capacidades do enfermeiro de “Estimular, promover e criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua orientação e supervisão”.

 

Como desenvolver a Supervisão de Enfermagem

O enfermeiro supervisor deve incorporar-se como um elemento pertencente ao grupo e não superior a este, tendo em vista os interesses coletivos, de forma a possibilitar uma melhoria da assistência prestada. É importante ressaltar que as atividades que envolvem a atuação de um supervisor, requer que estes desenvolvam certas competências, como: conhecimentos, habilidades e atitudes, que permitam um direcionamento correto da atividade de supervisão.

O conhecimento gerencial de indicadores do setor e da instituição hospitalar, o perfil dos colaboradores e dos pacientes atendidos, os manuais, normas e rotinas existentes são essenciais para guiar uma boa supervisão.

 

Liderança na Enfermagem

Vale lembrar que nos serviços hospitalares, o enfermeiro também é responsável pela gerência de unidades, atividade ampla que inclui a previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos e a gestão do cuidado que engloba o diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da assistência, delegação das atividades, supervisão e orientação das equipes .

Vale destacar que deve haver uma reflexão e ações frente aos achados, não limitando a supervisão apenas em números, viabilizando assim uma interação entre os profissionais, permeada por uma boa comunicação e feedbacks. Assim, reitero que a atividade de supervisão é necessária, mas requer análise das situações e informações verificadas, reforçando o intuito de aprimorar a assistência.

 

Desafios gerenciais na Enfermagem atual

A atuação do enfermeiro na área hospitalar ou na atenção básica pode sofrer influências de problemáticas como falta de recursos humanos, materiais e financeiros. O absenteísmo e turnover entre os profissionais também é uma realidade. Desmotivações, choque de culturas e padrões educacionais diferentes também interagem neste complexo mundo da interação entre profissionais de saúde, instituições e pacientes. Diante deste cenário, o supervisor deve conhecer bem seu entorno, compreender e auxiliar seus supervisionados para atingir as potencialidades e minimizar as fragilidades existentes no serviço.

Referências:

COREN SC. Conselho Regional de Enfermagem Santa Catarina. Cadernos de Enfermagem: Consolidação da Legislação e Ética Profissional.

CORREIA, V.S; SERVO, M.L.S. Supervisão da Enfermeira em Unidades Básicas de Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem.

CARVALHO, J.F.S; CHAVES, L.D.P. Supervisão de enfermagem no contexto hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem.

KURCGANT, P. et al. Administração em enfermagem.

3 comentários em “Fundamentos para o Serviço de Supervisão de Enfermagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.