Como interpretar Indicadores de saúde

Entendendo os indicadores de saúde

O que são indicadores de saúde?

Os indicadores de saúde são medidas informativas representadas através de proporções, índices, coeficientes ou taxas, os quais são utilizadas para descrever, analisar ou relacionar determinantes e ao estado de saúde de uma determinada população. Podemos também realizar uma avaliação em relação a metas, objetivos, causas e tendências dos indicadores, colaborando assim para o planejamento e gerenciamento em saúde.

Sendo assim, o uso de indicadores para a análise do desempenho institucional são ferramentas para o desenvolvimento de uma gestão eficiente e comprometida com seus resultados pois atuam no auxílio à tomada de decisões e contemplam importantes itens relacionados ao desempenho dos recursos humanos que executam a assistência ao paciente. Para cada indicador é essencial definir uma meta anual, bem como, observa-los mensalmente. É importante ressaltar que nos sistemas de informações de saúde é possível verificar alguns indicadores gerados em razão a uma medida de atividade específica

 

Construindo e interpretando um indicador de saúde

Primeiramente devemos descrever o nome do indicador, sua fórmula de cálculo (denominador e numerador), tipo do indicador (taxa, índice, percentual, número absoluto, razão simples entre outros), a fonte de informação que o dado será obtido, a metodologia (retrospectivo, prospectivo, transversal), a amostra, o responsável pelo indicador, a frequência de obtenção no período determinado e o objetivo ou meta a ser alcançado. Na saúde pública, os indicadores são classificados em demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura. A partir destas definições, podemos sintetizar o escopo dos indicadores em:

  1. Conceituação
  2. Interpretação
  3. Uso e limitações
  4. Fonte de dados
  5. Método de cálculo

 

Principais indicadores hospitalares

Podemos mensurar diversos indicadores na área hospitalar. Listaremos alguns dos principais gerais e relacionados á segurança do paciente:

Referências:

EMÍDIO, L.F. et al. Gestão de qualidade dos processos assistenciais e acreditação hospitalar. Universidade Católica de Brasília.

MEDRONHO, Roberto A; et al. Epidemiologia.

SOUZA, D.L. Planejamento Estratégico em Organizações Públicas: planejamento de longo prazo em organizações públicas com a utilização do Balanced Scorecard e de cenários prospectivos.

1 comentário em “Como interpretar Indicadores de saúde”

  1. Maria Teresa Albertina Victorino

    Emfermeira, Mestre em Saude publica, com especializacao em Metodologias de ensino de Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.