Hospitais de campanha: nota técnica

    Hospitais de Campanha

    A Anvisa publicou recentemente a nota técnica nº 69/2020 a qual traz orientações gerais sobre hospitais de campanha durante a pandemia internacional ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

    O documento possui um caráter orientativo, ainda que contenha informações baseadas na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n. 50 de 2002 e possui um anexo de recomendações para Unidades Alternativas de Assistência à Saúde, com descrição da unidade/ambiente, infraestrutura mínima recomendada e observações. A nota técnica esclarece ainda que as necessidades impostas pela situação de pandemia podem requerer a utilização de parâmetros diferentes dos recomendados.

    Orientações – hospitais de campanha

    As principais recomendações da nota técnica nº 69/2020 incluem:

    • Equipe assistencial e de apoio treinada e em quantidade adequada;
    • Disponibilização de álcool em gel por local de atendimento, corredores de circulação, entradas e demais ambientes;
    • Gerenciamento logístico para garantir suprimentos, medicamentos e equipamentos suficientes em todo o período de funcionamento e dispor de retirada e transporte adequado dos exames ao laboratório de referência;
    • Estabelecer orientações: o assistenciais e fluxo de atendimento dos pacientes que deve ser de conhecimento de todo profissional envolvido no atendimento;
    • Orientações de recomendação para higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, limpeza dos ambientes, equipamentos e mobiliário e gerenciamento dos resíduos; e o treinamento sobre as rotinas de fluxos que serão realizados.

    Fonte: anvisa.gov.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *