Orientações sobre Máscaras cirúrgicas e de tecido

    Máscaras cirúrgicas e de tecido

    O uso de máscaras se tornou uma prática nos tempos de pandemia pelo Covid 19, configurando-se uma aliada na prevenção junto ao distanciamento social e outras medidas recomendadas.

    Diante desta recomendação, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibilizou recentemente a versão em português do novo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre máscaras cirúrgicas e de tecido.  O uso de máscara para profissionais de saúde é um item obrigatório quando falamos de precauções respiratórias e medidas de biossegurança nos pontos de assistência. Entretanto, o documento aborda também o uso da máscara de tecido pela população e comunidade em geral em determinadas situações.

    Alguns pontos destacados incluem: a orientação do uso de ambas as máscaras, o modo de colocar e retirar, manejo e como usar, como por exemplo:

    higienizar as mãos antes de colocar a máscara;
    • colocar a máscara com cuidado, garantindo que ela cubra
    a boca e o nariz, ajustar a banda nasal e apertá-la firmemente para minimizar quaisquer espaços entre o rosto e a máscara;
    • evitar tocar na máscara durante o uso;
    • remover a máscara usando a técnica apropriada: não tocar a frente da máscara, mas sim removê-la pela parte de trás;
    • após a remoção, ou sempre que a máscara usada for inadvertidamente tocada, limpar as mãos com álcool gel ou lavar com água e sabão
    • assim que a máscara ficar úmida, trocar por outra nova,
    limpa e seca;
    • não reutilizar máscaras descartáveis;
    • descartar máscaras descartáveis após cada uso e imediatamente após serem removidas.

    Em relação as máscaras de tecido, há no documento uma orientação e estudo sobre a eficiência de filtração, diferença de pressão e fator de qualidade do filtro destas máscaras não-cirúrgicas, além de citar as principais combinações de tecidos, sequências de camadas e formatos diferentes que podemos encontrar. Para acessar o documento clique aqui.

    Fonte: https://www.paho.org/bra/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *